quinta-feira, 25 de julho de 2013

Organizando os Estudos!






Geeeeeente a maioria de nós já está de férias, certo? E férias é o melhor período para se organizar e tentar ir bem melhor no segundo semestre.
Eu por exemplo me organizei em janeiro de um método um pouco diferente que pra mim deu certo. Mas agora no segundo semestre a minha vida vai estar bem mais corrida, pois além da escola tenho muitaaaaas outras coisas como o blog, volêi s2, Gremio estudantil, escola, prova do IFSC pra estudar...
Sei que muitas leitoras aqui do PDM também passam por isso, e por isso criei algumas dicas das qual estou seguindo:

1. SEPARE A PAPELADA: quem estuda sabe que aparece um imensidão de papéis e você vai acumulando aquilo sem necessidade. Reserve um lugar, como uma pasta pra você arquivar todos os papéis importantes como: matéria de prova, exercícios e textos. Os demais se não servirem para nada, descarte-os. Legais são aquelas pastas com divisórias que aí você pode separar uma para cada matéria.
 
2. MANTENHA A LEITURA EM DIA: tanto pra quem ta no ensino fundamenta, ensino médio ou quem já está na facul sabe que todo semestre os professores passam uma lista de livros obrigatórios. Para as meninas que estão cursando o ensino médio, isso é ainda mais presente. Pois os professores aproveitam a maioria dos livros cobrados no vestibular em sala de aula e isso exige muita leitura. E acredito que já tenha acontecido com você ou alguma amiga. O professor passa o livro com três meses de antecedência, mas quando falta dois dias pro prazo final é aquele desespero doido pra ler ou pelo menos tentar saber do que  se trata o assunto discutido. Para evitar isso, se organize. Se o professor deu um prazo grande para ler o tal livro, não perca tempo, comece a ler imediatamente. Assim, você vai poder ler com tranquilidade. Mas se o prazo for curto, tipo 15 dias, faça o seguinte: estabeleça uma meta. Veja quantas páginas o livro possuí e quantas você terá que ler todos os dias para terminar a leitura no prazo estipulado. Não é uma tarefa fácil, mas se planejado fica bem mais fácil. 
 
3. GERENCIE SUAS FALTAS: não há como negar, todos nós precisamos faltar a aula de vez em quando. Não importa o motivo, afinal imprevistos acontecem. Pense nisso como algo ao seu favor, vai chegar um dia que você vai perceber que aquela aula não fará tanta falta se você não for. Aproveite esse tempo para terminar um trabalho ou uma leitura que está pendente. Fique de olho nas suas faltas e tente não usá-las atoa. Pode ser que você fique doente e precise faltar.
 
4. APRENDA A ASSISTIR AULA: Tem gente que é viciado em copiar e acaba perdendo muitas dicas da matéria por isso. Se você não tem tempo pra estudar, aprenda a assistir aula. Ao invés de ficar copiando tudo, procure prestar mais atenção no que está sendo falado e se você tem dificuldade em copiar/prestar atenção, copie apenas o necessário e depois pegue a matéria num livro. Mas dê atenção ao que está sendo ensinado. Tenho usado essa tática nas minhas aulas de matemática e física e ta funcionando que é uma beleza.
 
5. APRENDA A LIDAR  COM TRABALHOS EM GRUPO: Eu NUNCA gostei de trabalhos em grupo, pois cada pessoa tem uma ideia diferente, e todos querem fazer do seu jeito. Mas a ideia desses trabalhos e o grupo todo interagir dividindo as tarefas. Mas nem sempre é assim que acontece. Geralmente sempre sobra para uma pessoa só (EU). Tente consiliar as tarefas com os colegas, pois sempre tem alguém que faz algo melhor que você. Por exemplo: alguém desenha bem, alguém produz textos com facilidade, alguns editam videos... Geeeentchi eu nunca consegui fazer isso, mas quem sabe vocês consigam! rsrs

6- SE ORGANIZE EM UMA AGENDA: Compre uma agenda, e escreva tudo o que você tem que fazer no dia. Eu comecei fazer isso esse ano, e super funcionou, por que a agenda sempre está comigo, então nunca esqueço de fazer nada. Antes eu anotava a data das provas o próprio caderno da matéria, mas ai chegava no dia e eu me f... rs E a agenda nos ajuda nisso.
To aplicando tudo isso ai que eu falei e to vendo resultado. Outra coisa que eu fiz especialmente para nós, são esses horários personalizados. É só escolher o horário do seu período de aula e imprimir, fica uma gracinha pra organizar o horário das aulas.



PS: Gostou? É só clicar com o botão direito em "Salvao Como" e depois imprimir. *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário